domingo, 15 de novembro de 2009

Diário de Bordo: Visita técnica ao Museo Geológico da Bahia

No dia 16 de outubro de 2009, por volta de 5:10 a.m, saimos de Jequié com destino à Salvador com o intuito de visitar o Museu Geológico da Bahia, acompanhados pela professora Rita Barrero, da disciplina de Paleontologia. Na chegada, fomos almoçar em um dos restaurantes universitários da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e só depois seguimos para a visita ao museu.



O Museu Geológico da Bahia está localizado no bairro Corredor da Vitória, na cidade de Salvador. O museu é um centro de pesquisa e difusão do patrimônio geológico da Bahia, e expõe as pedras, rochas e riquezas minerais presentes em solo baiano, brasileiro e mundial.

A recepção foi feita pelos funcionários do museu, mas fomos conduzidos e guiados pelo professor Francisco Duarte, que explanou a cerca dos itens em exposição.
Logo de ínicio, fomos convidados a assistir um filme, sobre os fósseis no cinema do museu. A visita transcorreu nos diversos salões, o primeiro foi o de rochas ornamentais.



SALÃO DE FÓSSEIS

Entusiasmadíssimos partimos para o Salão de fósseis, o nosso objeto de estudo( e das fotos também.....kkkk). Encontramos fósseis de invertebrados, vertebrados, vegetais , podendo ser partes destes até vestígios como os estromatólitos. Pudemos observar esses fósseis naturais , como também réplicas como o “grande” mastodonde ( alvo dos clicks). Assim passamos um delongado período de tempo neste salão , visto que, Seu Francisco fez questão de nos apresentar a todos os itens, incluindo painéis sobre a idade da terra, tempos geológicos, dentre outros e esclarecer todas as nossas dúvidas.




Reconstituição de um Mamute!!!!


Um estromatólito!!!

Os mamíferos gigantes extintos são fantásticos!!!


Logo após demos uma olhadinha no sala do sistema solar, onde estava exposto a réplica do maior meteorito brasileiro, o Bendegó. . Encontrado em 1784, no município baiano de Monte Santo. Visitamos ainda, minerais, recursos minerais, minerai radiotivos, artesanato mineral, das gemas do Brasil, e a sala denominada “A indústria do petróleo no Brasil: memória e atualidade” que continha explicações completas sobre um pedaço da história da indústria petrolífera no Brasil e por último a sala da energia dos cristais.

Sem mais delongas, porque estavam todos fossilizados de cansados e ainda tínhamos muita estrada pela frente encerramos nossa visita, e retornamos para a Cidade Sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário