sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Aula Prática: Identificação e caracterização de Fósseis

As duas primeiras aulas práticas da disciplina de Paleontologia, realizadas no laboratório de Geologia da UESB tiveram como objetivo a identificação e caracterização de diferentes fósseis. Abaixo estão as fotos de alguns materiais analisados.

Figura 1: Tronco de madeira fossilizado pelo processo de permineralização.


A preservação de muitas madeiras fósseis conhecidas como “madeiras petrificadas” ocorre principalmente por uma variedade da permineralização. Neste caso, chamamos de permineralização celular que é quando uma substância mineral penetra nos interstícios dos tecidos e nas células de um organismo. Assim, tronco de madeira são preservados e suas estruturas são facilmente evidenciadas, mesmo depois de tantos anos após a morte do organismo.

Figura 2: Inseto fossilizado pelo processo de carbonificação.

A carbonificação ocorre quando o corpo do indivíduo passa por uma perda de substâncias voláteis como o hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, restando apenas uma película de carbono. Esse processo é mais freqüente nos restos de seres vivos que contêm quitina, celulose ou queratina, devido a abundância de carbono nestes polímeros. O processo de fossilização por carbonificação é comum entre os insetos porque muitos apresentam em sua composição química a quitina, principal substância do exoesqueleto.

Figura 3: Peixe fossilizado pelo processo de cimentação.


Através da observação superficial deste ictiofóssil é possível inferir os compostos orgânicos originais que constituíam o organismo sofreram um processo de cimentação. A cimentação é a fase da diagénese caracterizada pelo preenchimento entre os detritos por substâncias minerais.

Figura 4: Folha fossilizada pelo processo de carbonificação.


O processo de fossilização por carbonificação também é comum entre as plantas porque elas apresentam em sua composição química a celulose, principal componente da parece celular. Através da carbonificação é possível observar algumas estruturas da planta/folha.








Nenhum comentário:

Postar um comentário